O game Jam Sessions foi lançado para Nintendo DS em setembro deste ano.
O jogo é um simulador de guitarra, que conta com a função “touch” do portátil para ajudar o usuário a tocar.
Ao pensar em Jam Sessions invariavelmente a comparação com o sucesso Guitar Hero, game que popularizou o estilo rock ‘n roll de se jogar videogame, é realizada. Das duas uma: ou você ficará incrivelmente decepcionado ou agradavelmente surpreso; tudo depende da sua familiaridade com algum instrumento ou não, já que Jam Sessions é realmente baseado na mecânica de se tocar guitarra, enquanto Guitar Hero fica com o glamour de se transformar em um rockstar.
Jam Sessions funciona da seguinte maneira: na tela de seu Nintendo DS você verá uma corda de guitarra e no canto superior as notas que podem ser tocadas no game apertando o direcional analógico. Com a tela sensível ao toque, a produtora do jogo, a Ubisoft, conseguiu deixar a mecânica do game bem fiel ao ato de tocar uma guitarra de verdade, diferenciando uma batida para baixo de uma batida para cima na corda. Talvez esse seja o problema: o game ficou fiel demais.
Para aproveitar Jam Sessions em todo o seu potencial, ou você deve tocar algum instrumento previamente, ou começa a aprender com o jogo propriamente dito. Com uma lista de músicas interessante, que vai de Blind Melon a Jimi Hendrix, dando uma passada por Radiohead, o jogo falha ao tirar a cantoria e todos os outros instrumentos que compõem uma banda, deixando somente um banquinho e um violão.
Mas se você já está craque nas paletadas na tela, o jogo oferece a possibilidade de gravar as músicas que você tocou melhor.
Trocando em miúdos: para jogar Jam Sessions esqueça Guitar Hero, os shows de luzes e a platéia ensandecida cantando com você em uma grande apresentação.