A E3 era, até 2006, o maior evento de videogames do mundo.
Produtoras, jornalistas, analistas, economistas e o grande público podiam participar, e cada uma das empresas que estava expondo seus produtos criava grandes stands com televisores de plasma, modelos, luzes, fumaça e até pistas de skate.
Para ler a cobertura completa da Nintendo, clique aqui.
Para ler a cobertura completa da Sony, clique aqui.
Entretanto, os idealizadores da exposição decidiram dar uma nova cara ao evento, afastando todos os efeitos especiais e brilho para colocar o que realmente conta, os jogos. A mudança não foi bem recebida, mas cumpriu seu objetivo.
A Microsoft foi a primeira das três grandes produtoras a se apresentar. Em um palco externo, com enormes telões e uma banda, eles anunciaram poucas novidades e contaram com a forte presença de Halo 3, o jogo mais aguardado para o Xbox 360.
Mostraram poucos títulos exclusivos e obtiveram uma péssima reação do público quando anunciaram o Xbox 360, edição especial Halo.
Fora dos jogos, a Microsoft anunciou que estará disponível para a compra e download na rede Xbox Live vários títulos da Disney e outros estúdios.
Entretanto, apenas os donos do Xbox Elite poderão se aproveitar da novidade, já que outros modelos tem apenas 20GB ou meros megabites de capacidade de armazenamento, que cada vez mais se torna insuficiente pela quantidade de grandes downloads disponíveis na rede.
A coletiva foi morna, talvez por estarem aguardando as grandes novidades para o Tokio Game Show, evento que tomou o lugar da E3 por permitir grandes exposições e a entrada do grande público. Já a Nintendo impressionou os que estavam lá com o Wii Fit, uma espécie de programas de exercícios para o Wii, e os novos softwares de Nintendo DS. Entretanto, os fãs de videogames se decepcionaram com o evento, que indicou um afastamento da marca na indústria de games.
Dois dias antes do evento, a Sony anunciou um novo modelo de PS3 com HD de 80GB, 20 a mais do que tem o atual. Além disso, reduziu o preço do aparelho em US$ 100, o que fez com que as vendas do Playstation 3 mais do que dobrassem. Surpreendeu a muitos a Microsoft não ter acompanhado essa mudança de preço.
Em algumas semanas, começará o Tokio Game Show. Lá, descobriremos quais as outras novidades e quem realmente levará a coroa de melhor sistema deste ano. Confira a cobertura dos maiores eventos aqui no ONNE.