Com
o constante aproximar da 360 rumo ao mercado casual, eis que chega ao
às prateleiras um novo controle, indicado para jogos de corrida: Microsoft Wireless Speed Wheel.
Mas é um volante? É que não parece…
Não, o Microsoft Wireless Speed Wheel é um normal gamepad,
sem fios, que tem a particularidade de ter um sensor incorporado que
permite controlar a direção de um veículo através de um simples virar
do comando (tipo Mário Kart, na Wii, mas sem a necessidade de qualquer
apetrecho adicional).
E funciona?
Funciona e não funciona.
Explico melhor:
Testado
no Forza Motorsport 4, o resultado variou consoante as ajudas
selecionadas. Quando utilizado com o grosso das ajudas ativadas, o
resultado é agradável, e positivo, existindo uma razoável sensação de
direção. No entanto, quando testado em condições de maior dificuldade,
sem ajuda à pilotagem, o Wireless Speed Wheel exibiu grandes
debilidades, nomeadamente uma gritante falta de precisão, com imensas
situações de sobreviragem e falta de aderência.
Bem, o gamepad até que é engraçado. Serve para outros jogos?
Não,
o sensor só permite um controle na lateral, e não em profundidade, o
que inviabiliza a sua utilização com outro tipo de jogos.
Então
vamos por partes, para um entusiasta de jogos de corridas, em
princípio, não serve. Mas para quem só gosta de fazer umas provas de
vez em quando, e joga com todas a ajuda ativada, será que esses vão
gostar?
Ora, é mesmo para esse tipo de jogadores que este comando foi feito.
Conclusão:
O Microsoft Wireless Speed Wheel é, claramente, um produto mainstream,
dirigido a um público pouco exigente. Embora tenha sido somente
testado com o Forza Motorsport 4, é retrocompatível com os anteriores
Forza, e outros títulos, tais como a série Need for Speed. O seu preço
(de cerca de 60 euros), coloca-o bem atrás de um Kinect (que permite
jogar Forza só com as mãos), embora seja necessário considerar que a
sua utilidade (ao contrário do Kinect), se esgota nos jogos de
corrida. Mesmo assim, no limite, esta até pode ser um bom presente de Natal.