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A Sony Ericsson lançou desta vez 3 novos videos promocionais de forma a demonstrar as “capacidades” do pequeno mas bem capaz equipamento da game Xperia dentro do mesmo gênero, digamos apenas que estão bastante criativos, e menos escuros. Podemos apenas avançar que envolve gatinhos pelo que sabemos que irá ser automaticamente épico….ou não?
Vejam em baixo os vídeos e tirem as próprias conclusões.
A Mozilla lançou esta semana uma nova versão do Firefox para smartphones, agora com suporte para Android, e uma interface melhorada, mais optimizada para o toque, e com novidades como o suporte para sincronização.
O Mozilla Firefox é sem dúvida um importante marco a impulsionar a modernização da web; desde que começou a ser adotado em número significativo, a meados do meio da década passada trouxe uma implementação fresca dos standards web, indo contra uma estagnação na evolução do mercado de browsers na altura do seu nascimento.
Hoje na indústria temos um novo salto mais ou menos esperado para os dispositivos móveis, sejam eles smartphones ou, como parecem as tendências ditar, tablets.
Existe um chamado crescente na comunidade para que sejam desenvolvidas aplicações web com uma interface mais adequada aos dispositivos com uma tela menor e com uma interface com o usuário diferente do que existe no desktop — existem diversos sensores, sendo o toque o input mais importante à vista dos dispositivos que inundam o mercado nos dias que correm. Os browsers móveis existentes nos sistemas operativos móveis como o iOS ou o Android, por regra, são browsers modernos, pelo que o apelo para os programadores por este lado está satisfeito em boa parte. Ainda assim, existe espaço para evolução e até inovação no mercado de browsers móvel, que possa ajudar a que a web seja uma plataforma viável para aplicações no mercado móvel.
A Mozilla está desenvolvendo o Firefox for Mobile, chamado Fennec, na sua versão 4 para Android que vem juntar-se ao Maemo, plataforma para qual o Firefox já era programado. A Mozilla justifica este browser novo na plataforma da Google com argumentos fortes: A inexistência de sincronização de dados do utilizador e preferências do browser que usa no computador para o browser que usa no telemóvel; melhor suporte para standards web; um melhor desempenho; e como não podia faltar ao Firefox, a possibilidade de desenvolver add-ons.
A interface está claramente desenvolvida para funcionar numa tela onde a resolução é um recurso precioso, que deve ser bem aproveitado, e em que o utilizador interage com o toque direto.
Tal como estamos habituados, existem separadores —tabs—, sendo completamente visuais neste interface móvel. Elas podem ser sincronizadas com o computador pessoal do usuário, criando uma transição entre o computador e o smartphone facilitada. A barra de endereços do Firefox (a Awesome Bar) está também presente como existe desde o Firefox 3 no Desktop, oferecendo uma funcionalidade de completação de endereços inteligente; voltando a enfatizar a transição fácil, a Awesome Bar consegue completar endereços que nunca tenhamos visitado no browser móvel, recorrendo ao histórico dos seus pares sincronizados. Toda esta transferência de informação é feita com recurso à cloud de forma encriptada e segura, tal como seria expectável. Usando um sistema de barras laterais que o usuário invoca deslizando o dedo na tela para puxar essas barras, temos acesso à barra de tabs, à esquerda, e no lado oposto uma “barra de ferramentas” para navegar no histórico (para trás e par a frente) e para criar um marcador (ou favorito) da página. Existe ainda suporte para add-ons, como o Firefox já nos habituou.
Por trás do Firefox for Mobile temos o mesmo motor que é usado no Firefox em Desktop, o Gecko. O suporte para novas tecnologias standard na web está então presente, nomeadamente o suporte para a tag (que permite colocar vídeos numa página web sem recorrer a plugins externos como o Flash ou o QuickTime), (similar ao vídeo, mas apenas para a componente de som), bem como WebGL que trás para a web elementos gráficos em 3D, que podem ser desenhados de forma acessível, recorrendo a uma API semelhante à do OpenGL ES 2.0. Na demonstração do WebGL podemos ainda presenciar o suporte para sensores do dispositivo, nomeadamente o acelerómetro, que naquela demo permitia controlar a velocidade de rotação do modelo tridimensional.
A área de trabalho superior providenciada pelos tablets ainda não está a ser aproveitada ao máximo, no entanto a adição de funcionalidades ao browser que façam sentido existir num dispositivo com um ecrã maior, como por exemplo a gestão de separadores visual.
É possível transferir o Firefox 4 para Android e Nokia N900 a partir da página da Mozilla.
Apenas três dias após ter chegado às lojas de toda a Europa, o Nintendo 3DS já ajudou a colocar a tecnologia 3D nas mãos de um grande número de pessoas. Com 303,000 unidades vendidas nos primeiros dois dias, o Nintendo 3DS estabelece-se assim como o console portátil da Nintendo que mais vendeu no fim de semana após o seu lançamento, ultrapassando o recorde da Nintendo DSi em 2009.
O Nintendo 3DS é o novo console portátil da Nintendo que permite jogar e tirar fotos em 3D sem a necessidade de óculos especiais e que, através das suas aplicações sociais, proporciona surpresas todos os dias.
“O Nintendo 3DS permite às pessoas experimentarem pela primeira vez a tecnologia 3D, dentro ou fora de casa, com diversão e surpresas para todos. Com o jogo incorporado Face Raiders e a função StreetPass a darem uma nova dimensão à diversa lista de títulos de lançamento, o Nintendo 3DS apela a todo o tipo de jogadores“, afirma Laurent Fischer, Diretor Geral de Marketing e Relações Públicas da Nintendo of Europe.
Treze novos jogos em 3D, incluindo Nintendogs + cats, Pilotwings Resort e Super Street Fighter IV 3D Edition, acompanharam o lançamento do Nintendo 3DS no passado dia 25 de março e estão também disponíveis nas lojas de todo o país.
Características do hardware Nintendo 3DS:
Software pré-instalado no Nintendo 3DS
Conetividade:
Atualizações do Nintendo 3DS
As atualizações do console permitirão que certas funções do Nintendo 3DS sejam atualizadas. Para efetuarem uma atualização, os usuários só precisarão de ligar o seu Nintendo 3DS à Internet e fazer o seguinte:
Acessar a Definições de Console no Menu HOME.
No dia do lançamento, os usuários que ligarem o seu Nintendo 3DS à Internet podem receber um vídeo especial em 3D. Este vídeo é incluído como parte integrante de uma atualização de sistema recomendada que melhora a estabilidade geral e as funções de comunicação.
*Atualização da Nintendo 3DS – Final de maio
Nintendo eShop:
Lançamento de software Nintendo 3DS – lançado em 25 de março
Lista parcial de jogos Nintendo 3DS com lançamento anunciado para breve: