13/05/2009

Red Dead Redemption será violento e sangrento

Dan Houser fundador da Rockstar disse que o sangue e a violência serão a chave para o jogo Red Dead Redemption retratar o Oeste Selvagem.
Houser contou ao site IGN que, "Não queremos que ele se pareça com aquelas séries de tv de sábado à tarde ou daqueles filmes de cowboys onde as pessoas eram alvejadas e morriam logo. Não queremos que o jogo se pareça com a série 'Uma casa na Pradaria.'"
"Penso que haverá uma boa quantidade de sangue e violência que será vital para o jogo ter o peso que nós queremos que tenha. Não é algo que não pensamos que seja gratuito. Pensamos que isso é vital para representar de uma forma adequada este tipo de personagem e este tipo de mundo; a violência tem que ser sentida de uma forma crua e desagradável."
"Não vão sentir que essas pessoas serão alvejadas e que vão morrer de uma forma digna. Porque não vão. Elas vão ser alvejadas e mortas cheias de medo e de uma forma miserável como qualquer pessoa morreria. E penso que é isso que nós queremos tentar captar."
Não é apenas a violência dos finais do séc. XIX no sudeste dos Estados Unidos e do nordeste do México que Houser quer captar, mas também a descriminação racial, no entanto isso será feito de uma forma cuidada.
"Nós não representamos na totalidade uma era apropriada para as atitudes raciais, porque é uma coisa muito desagradável de se lidar, mas nós vamos tocar nesses problemas," disse ele.
"Não as tensões, apenas as atitudes. As tensões nós quisemos incluir. Dentro da nossa pesquisa, a linguagem que as pessoas utilizavam para descrever as outras raças é incrivelmente ofensiva para os ouvidos modernos, e nós vamos mostrar um pouco isso mas não da forma como as pessoas antigamente utilizavam."
Red Dead Redemption foi anunciado em fevereiro, e segue a vida de John Marston, um ladrão de bancos reformado e o fora-da-lei que tentou mudar a sua forma de vida, mas que acabou por perceber que isso era impossível.
A ação vai ter lugar em três zonas, e as histórias e missões vão ser apresentadas de uma forma semelhante a GTA, no entanto neste jogo haverá menos. "O nosso objetivo principal com um jogo deste género, ou com qualquer outro jogo, é oferecer ao jogador liberdade para fazer o que quiser fazer a seguir," disse Houser.
Algumas missões vão contar com grandes cavalgadas que Houser informa que serão bem divertidas, mas que podem ser ignoradas através de um sistema de checkpoints.
E tal como acontece em GTA, os jogadores que têm uma predileção pela exploração vão poder realizar diferentes tarefas a seu gosto, tais como caçar 40 animais para ganhar dinheiro.
A Rockstar vai também implementar em Red Dead Redemption um sistema do "Mais Procurado" em que os personagens NPC vão se organizar para tentar encontrar e matar o jogador. A fama vai aumentando conforme o nível de "Mais Procurado" e o mundo do jogo vai reagir a isso.
A interação e diáogo dos personagens será importante como sempre.
"Nós na Rockstar adoramos criar diálogos. Temos a tendência de criar muitos, vários milhares de linhas de diálogo nos nossos jogos, e este jogo não será uma exceção," disse Houser que espera atingir o mesmo nível de produção de GTA IV.
"Uma grande parte do prazer em qualquer jogo é sentarmo e vermos um mundo vivo, e isso é algo que estamos a tentar atingir neste mundo. Em certas partes do mapa vemos soldados agarrando pessoas, e a alinhá-las contra uma parede e matá-las. Haverá muitas coisas deste gênero e vocês podem observar passivamente o mundo sem terem que causar qualquer tipo de problemas."
Houser revelou também que Red Dead Redemption terá um final que vai fazer com que o jogador continue jogando depois da história do jogo estar terminada e depois de terem completado o jogo a 100%.
Haverá também um modo multiplayer, onde os jogadores vão poder andar a cavalo, nas carroças e até em comboios, no entanto parece que ainda não está terminado pelo que Houser não quis falar muito sobre isso.
Red Dead Redemption vai ser lançado no 3º trimestre de 2009 para PlayStation 3 e Xbox 360.