25/05/2010

Melhores Músicas no Xbox 360

A música rodeia-nos em vários aspectos da nossa vida e arriscaria mesmo dizer que muitas das nossas experiências não seriam as mesmas sem o tema certo no momento certo. Os videogames, como forma de entretenimento que são, precisam conter uma boa trilha sonora para estarem entre os melhores. Se repararem, na lista abaixo, muito poucos são aqueles que não obtiveram críticas elevadas. Isto acontece porque um bom jogo precisa de fazer o jogador sentir que está envolvido em algo épico, e que melhor aliciante a esse mesmo sentimento que uma música certa para a ocasião?

  • Alan Wake

Esta obra-prima da Remedy é uma das melhores experiências para um jogador nesta indústria de games. Há uma frase de um dos produtores do jogo que resume o sentimento que fica deste jogo: “Sabem como antigamente as pessoas se reuniam à noite de roda de uma fogueira enquanto ouviam os contadores de histórias? Nós queremos ser os contadores de histórias da atualidade”. É com este tema que o jogo se inicia, enquanto nos é oferecida uma vista aérea de Bright Falls. E o melhor ainda estava por vir…

  • Call of Duty: Modern Warfare 2

Façam esta experiência: tentem isolar da campanha de Modern Warfare 2 todo o contexto da história. OK, têm um bom FPS, mas será que têm tanto estímulo para jogar? Acho que não teria. Modern Warfare 2 é um dos jogos que mais te à campanha precisamente porque faz você sentir parte da história. A cena com o Makarov no aeroporto, então, foi arrepiantemente bem feita. No entanto, mesmo retirando a história, há uma música que nos empurra de encontro ao contexto do jogo. Justiça, luta, patriotismo, tem lá tudo:

  • Fable 2

Fable é uma série que impressiona. É o tipo de game que faz-nos evoluir desde pequenos a heróis e também da forma como a dualidade entre o bem e o mal está sempre presente. No entanto, bem vistas as coisas, há uma miríade de jogos que se baseiam precisamente nesses conceitos. Portanto o que realmente encanta em Fable é a magia que envolve todo o mundo de Albion, caracterizada pelas suas personagens, história, direção artística e, claro, adivinharam, pela música. Esta, na minha opinião, é a que demonstra isso melhor:

  • Final Fantasy XIII

Parece que é obrigatório – por cada Final Fantasy lançado no mercado, é certo que ouviremos mais três ou quatro composições de qualidade incontestável. Esta é uma das mais bonitas.

  • Mirror’s Edge

Este título gira completamente em torno do conceito de liberdade. Têm uma cidade inteira aos seus pés, saltem por tudo quanto é muro, parede ou cabo. Esta música, enquanto tema principal, não se poderia enquadrar melhor.

  • Gears of War 2

Uma das grandes evoluções do segundo capítulo de Gears of War em relação ao primeiro foi mostrar a verdadeira dimensão da aventura do Delta Squad face ao destino da humanidade. Temos cenas com milhares de Locust, cenas em que cidades inteiras colapsam, cenas em que visitamos o próprio covil do inimigo montados num Brumak… enfim, o jogo é uma viagem de situação épica para situação épica. Este tema, de entre todos, é o que transmite melhor esse sentimento.

  • Halo Wars

Grandes músicas em Halo não constituem novidade para ninguém. Aliás nós não estavamos à espera de menos quando adquirimos Halo Wars, mas devemos dizer que ficamos surpresos por este tema em particular.

  • Halo 3: ODST

Halo 3: ODST coloca-nos na pele de um simples humano pertencente aos Orbital Drop Shock Troopers. Como tal, não somos mais o poderoso Master Chief capaz de lidar com Covenant com relativa facilidade. Não, agora o perigo é maior, cada segundo pode ser o último e cada munição é preciosa. Todas as músicas de ODST transmitem estes mesmos sentimentos: solidão, perigo e medo do desconhecido. Esta é apenas uma das muitas que se destacam.

  • Mass Effect 2

Ainda me lembro de quando vi o famoso Cinematic Trailer de Mass Effect 2 ao som deste tema. Ficamos simplesmente assombrados. E esse assombro só foi ultrapassado por uma situação no decorrer do jogo em que a música é… precisamente esta. Impressionante.

  • The Force Unleashed

Apesar da constante repetição dos níveis de Force Unleashed, havia várias coisas que este jogo fazia muito bem. De entre todas, a inserção no universo Star Wars foi a mais bem conseguida. Tendo isso em conta, só poderíamos esperar uma grande música para servir como tema principal – notem como se distinguem perfeitamente as notas características da saga, bem como alguns sons que caracterizam na perfeição o percurso de Starkiller.