19/04/2011

Operation Flashpoint - análise

Operation Flashpoint é uma das séries militares mais conhecidas e que conta com um nível de realismo que não é para todo mundo. Este elevado grau de realismo deve-se muito à produtora do jogo, a Codemasters, conhecida, também, pela sua incrível experiência em jogos de rally.
  • Porém e como já foi comentado, Operation Flashpoint é uma excelente série, que conta com um nível incrível de realismo mas que, devido a isso, muitos dos jogadores deixam passar esta série ao lado. Para superar essa “falha”, a Codemasters tem evoluindo a série de forma a ter o melhor dos dois mundos, ou seja, a produtora dá a escolher uma experiência mais arcade ou uma simulação militar muito séria, sendo esse fato facilmente constatado no novíssimo Operation Flashpoint: Red River.
Ao experimentar a versão de primeira vista, pode-se que Operation Flashpoint: Red River mantém a essência dos anteriores, o que quer dizer que o jogo transpira a simulação. No entanto, esta simulação é personalizável, transformando, através de várias opções, Operation Flashpoint: Red River numa experiência mais arcada e acessível para aqueles que procuram matar uns indivíduos ao estilo de CoD ou Medal of Honor.
  • No entanto, ao contrário dos outros first person shooters, Operation Flashpoint é o único que nos oferece a possibilidade de explorar um mundo aberto, onde a vida de três soldados depende inteiramente da nossa capacidade de avaliar uma determinada situação e, posteriormente, das nossas decisões no campo de batalha.
No decurso das variadas missões de jogo, teremos de dar instruções aos nossos companheiros, controlados pela Inteligência Artificial, ou juntar mais três amigos para jogar a campanha cooperativamente. Manter a posição e fogo de cobertura, são algumas das ordens que podemos instruir aos nossos companheiros e acreditem que um mau julgamento de uma situação de combate, pode levar a nossa equipe à morte, literalmente.
  • Outra das grandes diferenças, comparativamente com outros jogos do gênero, é que dois tiros bem dados chegam para nos matar e, caso isso não se venha a verificar, nós teremos de estancar a hemorragia e proceder ao tratamento da mesma, algo que também é válido para os nossos companheiros. As feridas de combate são também visíveis no corpo dos nossos companheiros, sendo possível verificar manchas de sangue e até o ponto de entrada da munição no seu corpo.
Visualmente o jogo não desilude, apresentando cenários detalhados, com pormenores que são bem-vindos a um jogo deste gênero. As explosões fazem com que a poeira venha para os nossos “olhos” e as mortes dos inimigos estão, de certa forma, reais.
  • Tratando-se de uma simulação, podem esperar um som realista de tudo o que seja armas e veículos, assim como uma banda sonora bastante peculiar, de onde destaco bandas como Drowning Pool, Pantera, e Megadeath.
Parece que Operation Flashpoint: Red River consegue captar bem a realidade e a tensão vivida num campo de batalha e apesar de ter uns pormenores menos conseguidos, acredito que este jogo da Codemasters irá trazer uma boa “continuação” para os fãs e para aqueles que se querem iniciar na série.
  • Operation Flashpoint: Red River tem estreia marcada para o dia 26 de Abril para PC, PS3Xbox 360.
e