Yerli contou ao site GamesIndustry que acredita que este motor vai poder adaptar-se à tecnologia presente no PlayStation 3 e Xbox 360, afirmando em relação ao CryEngine 3 que, "se quisesse fazer um jogo de lançamento da próxima geração, poderia fazê-lo aproveitando as características deste motor."
E um dos objetivos para esse motor é que seja realmente escalável no futuro, pois "normalmente, quando se desenha um motor, e se for feito para o PS3, só poderá desenvolver no PS3 e nada mais. Quando chegar o próximo hardware vão ter de começar tudo de novo." O objetivo da Crytek é que esse não seja o caso com o seu novo motor.
"Estamos em 2009 e os grandes jogos precisam de dois a três anos de desenvolvimento. Portanto se um jogo precisa de 36 meses para ser desenvolvido então é bom estarmos preparados para a próxima geração."
Para além disso Yerli aposta num começo da nova geração em finais de 2011, embora reconheça que ainda não sabe de nada em concreto, e que é apenas a sua intuição, mas que, "aconteça o que acontecer, não queremos que as produtoras sejam as vitimas da mudança."
Por isso decidiram dar um passe à frente dos fabricantes de hardware e prever quais serão os requisitos dos próximos consoles domésticos e preparar um motor "pronto para a próxima geração de forma inerente."
Yerli revelou também que todos aqueles que trabalharem com o CryEngine 3, quer no PC, Xbox 360 e PS3, vão receber uma atualização quando os detalhes técnicos dos novos consoles se tornarem públicos.