12/05/2010

Grande idéia: EA quer cobrar US10 para dar o passe online para games usados

  • Vimos que a indústria de jogos pode ser extremamente inconstante. Inúmeros criadores e produtores faliram em função da recessão econômica.
Apenas com algumas escolhas pobres em IP, ou um lançamento mal programado, é inevitável que esse jogo tenha como consequência um perda significativa para o produtor.
  • A idéia de um passe online vai dar aos produtores uma capacidade de dimiinuir possíveis perdas potenciais e com isso, ainda, aumentar seus ganhos, que serão investidos em novos games.
As lojas, desde as especializadas, como os grandes supermercados, já comprovaram que este é um mercado bastante lucrativo, o setor de games usados. O problema para o produtor quando o setor varejista vende games usados, é que ele não ganha nenhum centavo com a venda efetivada. Pode-se argumentar que este é um fato da vida, e acontece o tempo todo dentro da indústria automobilística. Mas, a indústria de games não é comparável à de automóveis.
  • Com todo o jogo, vem o custo de pessoal e de desenvolvimento, o custo da licença (se aplicável), o custo de marketing, o custo de publicação e assim por diante. E lembre-se, os varejistas também ganham com a venda dos games novos. Quando isso é entendido, torna-se claro o motivo por que as comparações com o jogo e os mercados de automóveis usados não podem ser feitas. As montadoras fazem enormes lucros claro por carro vendido (como o RRP estão em milhares, e não dezenas de dólares), enquanto os fabricantes do jogo tem muito menor e uma janela muito menor de 'cash' .
Serviços online e servidores custam muito em manutenção. Considere jogos como FIFA, onde existem até mais de 60 mil jogadores jogando e batendo papo online. Isso não sai barato. Embora, sem dúvida, os produtores devem planejar para estar com100 por cento de capacidade, é indiscutivelmente injusto e irreal para o fazer. Portanto, cobrando U$ 10 para alguém que tenha comprado o jogo da segunda mão para ir online parece justificável já que estes também devem contribuir para a manutenção online.
  • EA já admitiu que este passe online também irá assegurar que as equipes ficarão por mais tempo com seus títulos, além da data de lançamento. Isso só pode ser uma coisa boa para nós, gamers. Mais conteúdo, mais modos e experiências mais duradouras.
É compreensível que a EA é comumente vista como o "evil", mas devemos lembrar que ela é a maior editora existente, e todos nós jogamos seus jogos, e isso inevitavelmente atrai oportunidades para a crítica. Mas sobre esta questão, temos de dizer a EA tem feito o bem. A indústria não pode simplesmente deixar de gostar do GameStop e Best Buy ganhar US $ 50 por venda nova, em seguida, continuar a re-utilizar o mesmo jogo para ter mais lucro.
  • Lembre-se, isso não afetará ninguém que compra jogos novos. E também lembre-se que isto ainda vai permitir que os jogadores que não podem pagar por games novos, e só podem jogar offline, terão agora a oportunidade de jogar online, pagando um valor razoável ter o passe online.