Sony emitiu uma declaração sobre quando a companhia soube que hackers entraram no sistema da PlayStation Network e quando eles alertaram aos usuários do roubo de dados em potencial. O diretor de comunicação corporativa Patrick Seybold esclarece que a empresa sabia e quando, alegando que a investigação não produziu resultados concretos até segunda-feira:
"Há uma diferença no tempo entre o momento em que identificamos que havia uma intrusão e quando soubemos que dados dos consumidores a ser comprometida. Ficamos sabendo que houve uma invasão em 19 de abril e, posteriormente, bloqueamos os serviços prestados. Em seguida, trouxemos especialistas de fora para nos ajudar e explicar como aconteceu essa invasão e também para nos conduzir a uma investigação determinando a natureza e alcance desse incidente. Foi necessário proceder análises minuciosas e complexas durante alguns dias, e que isto se estendeu até a data de ontem (segunda-feira), para que estes especialistas pudessem entender o alcance dessa violação. Portanto, quando tivemos as informações, anunciamos publicamente aos nossos usuários consumidores (terça-feira)".
Inicialmente, alguns observadores especularam que o Anonymous anônimo, que no ano passado lançou uma série de ataques digitais de apoio ao Wikileaks, poderia estar por trás do ataque. A sugestão foi feita de que os ativistas online poderiam ter se rebelado e terem feitos os ataques, depois que a Sony resolveu processar George Hotz, de 21 anos, que desbloqueou o PS3.
Parece provável que a Sony já suspeitava que pudesse ocorrer roubo de dados já na semana passada, e assim, poderiam já ter antecipado essas informações aos usuários (que podem chegar a 70 milhões). Mas a empresa nega qualquer informação que já tivesse as informações de roubo de dado dias atrás, e sim, que soube o soube na segunda-feira.
Já a MMO, uma divisão da Sony Online Entertainmente, disse que não teve seus dados violados, já que os sistemas e bases de dados são separados da Playstation Network.
"Estamos realizando uma investigação bastante aprofundada, e até o momento, nenhuma informação pessoal dos clientes foi repassada a quem quer que seja", disse a diretora de relações com a comunidade global, Linda Carlson.
Sony criou também uma página de FAQ sobre o incidente. Ela se recusa a comentar sobre a freqüência dos ataques na PSN ou suas medidas de segurança, e lembra que os usuários sejam vigilantes com medidas de segurança dos seus cartões, e chequem constantemente os seus movimentos financeiros, denunciando à administradora do cartão, sinais de fraude.. Desconfie de e-mails ou telefonemas solicitando informações pessoais, e se você tiver usado a PSN com cartão de crédito, ver suas todas as suas faturas constantemente.
Sony espera retormar alguns serviços da PlayStation Network dentro de uma semana, e estará promovendo jogos que eram para sair nesse meio tempo. Entretanto, analistas apontam que, embora o impacto financeiro seja difícil de prever, a empresa foi atingida por um sério problema de confiança dos consumidores.