Nathan Wade Hartley Jr., de 18 anos e residente no Estado de Maryland (EUA), foi condenado a sete anos de prisão por agredir dois irmãos de 11 e 15 anos, em agosto do ano passado. Após cumprir a pena de 7 anos, terá a condicional por 5 anos. Se for pego em qualquer ato criminal, quando estiver na condicional, terá que cumprir 37 anos de prisão.
Segundo a acusação, Hartley não tinha razão para agredir os dois garotos, fazendo-o apenas porque "estava aborrecido e parecia divertido em um jogo."
Hartley e três amigos estavam passeando de carro quando começaram a falar de "door checked", uma agressão que consiste em atingir pedestres com as portas abertas dos veículos.
Hartley atingiu uma das vítimas com a parte da frente do carro e a outra com a porta do condutor. Os rapazes sofreram ferimentos graves e tiveram que ser transportados de helicóptero para o hospital de Newark. O promotor do caso, disse que as vítimas não eram conhecidades pelo réu.
O garoto de onze anos, estava em uma bicicleta, e foi atingido pela frente do Honda Civic de Nathan. Já o de 15 anos, foi atingido pela porta da carro.
Segundo a acusação, o método de "door-checking" é bastante praticado em Grand Theft Auto, jogo onde o crime terá sido inspirado. Também a estação de rádio de Maryland, WTOP-FM, conotou GTA à agressão.
É apenas mais uma das tantas acusações feitas ao jogo da Rockstar, uma das companhias mais polêmicas da atualidade.