De acordo com o TheNewsTribune.com, Morgan Douglas Jones, de 27 anos, casado, conheceu a menina no jogo online World of Warcraft. Após manterem uma relação platônica por um ano, em abril de 2008 ele revelou que tinha sido abandonado pela mulher. A partir daí a intimidade dos dois foi aumentando até eles se casarem em uma cerimônia virtual, de acordo com registros do jogo revelados pela promotoria.
" (Ele) não ofereceu nenhuma ajuda real à ela, e tudo o que queria minutos após conhecê-la era fazer sexo "
Um mês depois, Jones deixou sua casa no Alabama e atravessou os EUA até o Idaho supostamente para ajudar a menina que estaria passando por um período de insatisfação e dificuldades com a família - problemas absolutamente normais na adolescência.
Após chegar à cidade de Boise, no Idaho, Jones levou a garota (Saddie "Elaine" Julian )para o hotel onde estava hospedado e eles fizeram sexo. O casal então pegou a estrada e viajou por seis dias, até serem encontrados pela polícia em um acampamento no estado de Washington. Eles foram encontrados graças ao monitoramento do celular de Jones.
Durante a viagem, eles teriam feito sexo diversas vezes e Jones deu álcool e remédios de uso restrito para a menina. Segundo o juiz, ele "não ofereceu nenhuma ajuda real à ela, e tudo o que queria minutos após conhecê-la era fazer sexo... Ele é uma pessoa que fez coisas más a essa menina, pois é mais maduro que ela".
Ao sair da prisão, Jones será monitorado por 50 anos. Além disso, ele terá de pagar os custos de quatro anos de terapia para a menina, calculados em pouco mais de US$ 4 mil.