Cevat Yerli, CEO da Crytek, anunciou hoje, na Game Developers Conference (GDC) 2009, que o próximo motor CryEngine estará pronto em 2012. Yerli adiantou que a razão desta data deve-se às suspeitas da companhia tem em relação ao início da próxima geração.
"Teremos o nosso próximo motor pronto nessa altura, independentemente de haver, ou não, hardware. Se conseguir prever o processamento computacional e a tendência, conseguirá saber, mais ou menos, quando CPU e GPU estará disponível. Se levar isto em conta consegue prever, de certa forma, que caminho é que as coisas estão tomando", disse Cevat Yerli.
O CEO da Crytek afirmou, ainda, que o CryEngine 3 irá receber updates pelo caminho, e que ainda não tem a certeza se o próximo motor se chamará CryEngine 4.
Além disso, Yerli falou, também, da nova proposta de lei, na Alemanha, a qual propõe o ban de qualquer tipo de jogos que contenham cenas de violência.
"Esta lei significa que a Crytek será, literalmente, forçada a sair do país", declarou. "Quando se move uma companhia, isso vê-se como: vamos mover a companhia, estrategicamente, para termos mais benefício neste país. Mas movê-la por causa de uma nova lei é muito reacionário para nós. Não estamos pensando em deslocarmos a não ser que a lei seja imposta."