Segundo informações oficiais reveladas, recentemente, na GamesCom 2009, o PS3 Slim não irá ter retrocompatibilidade, nem a Sony tem planos para tal.
John Koller, diretor de hardware marketing da Sony Computer Entertainment of America (SCEA) explicou que esta decisão se deveu, principalmente, ao fato das pessoas que compram o PS3, o fazerem, na sua maioria, para jogar os jogos atuais e não os antigos títulos do PS2.
"Agora que estamos há três anos dentro do ciclo de vida do PS3, há tantos jogos em cd para o PS3 que pensamos - e reparamos nisto através da nossa pesquisa - que a maioria dos consumidores que compram o PS3 apontam os jogos PS3 como a razão principal", afirmou Koller.
Além disso, ao contrário dos outros modelos, o PS3 Slim não irá suportar, oficialmente, a instalação de outros sistemas operativos, o que não quer dizer que não surjam, eventualmente, cracked versions e formas "menos legais" de o fazer.
Como mera curiosidade, podem ver a evolução do design do logotipo do PS3 (à esquerda), desde aquele que surgiu com o console, em 2006, até ao atual. O terceiro logotipo é, agora, o oficial e aquele que aparece com o PS3 Slim. Curioso é que uma das razões para muita gente pensar que as supostas imagens do PS3 Slim que apareceram, há um tempo, na Internet eram falsas, era precisamente a questão do logotipo ser diferente da do PS3 original. Se seguiram os rumores sobre o PS3 Slim estarão, com certeza, recordados do seu "aparecimento" numa loja filipina, há uns meses.